Monitoramentos e Estudos

MONITORAMENTOS, LEVANTAMENTOS E ANÁLISES

Monitoramento e Caracterização de Ecossistemas Aquáticos 
Monitoramento Hidrométrico – Medição de vazões
Monitoramento hidrossedimentológico
Levantamento topo-batimétrico
Monitoramento de dinâmica praial
Monitoramento de Derrocagem

MONITORAMENTO & CARACTERIZAÇÃO DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS

Realizamos diagnósticos e monitoramentos em ecossistemas continentais (lagos, rios e reservatórios) e marinhos.

Os programas de monitoramento incluem desde simples coletas e análises de variáveis físico-químicas e comunidades aquáticas até programas complexos de monitoramento de alta frequência amostral via telemetria. Dispomos de equipamentos e sistemas de ponta para realizar monitoramentos em tempo real integrados com estudos de modelagem matemática.

Oferecemos análises integradas da condição e estrutura trófica de ambientes aquáticos por meio da investigação de variáveis físico-químicas e biológicas representativas de situação ambiental de cada ambiente, tendo como parâmetros os parâmetros preconizados pela Resolução CONAMA 357/2005 e diretrizes internacionais para avaliação dos aspectos qualitativos dos recursos hídricos.

Monitoramento e Modelagem de qualidade da água em tempo real

Para projetos de monitoramento contínuo ou de alta frequência amostral, realizamos:

  • Instalação e operação de estações com sondas multiparamétricas acopladas à estações meteorológicas;
  • Coletas de água automatizadas para registrar a  influência de eventos climáticos específicos;
  • Sistemas de monitoramento pareados com modelos de qualidade da água e modelos climáticos que permitem predizer mudanças físico-químicas em função de alterações climáticas e ou impactos ambientais em curto prazo.

MONITORAMENTO HIDROMÉTRICO – MEDIÇÃO DE VAZÃO 

Projetamos programas de monitoramento específicos para atender as exigências  Resolução nº 3 da ANEEL/ANA (2010).

Instalamos e operamos estações hidrométricas para o monitoramento fluviométrico (vazão) e limnimétrico (nível).

Para atender a Resolução Conjunta ANEEL/ANA nº 03 de 10/08/2010, instalamos as estações com sistemas de telemetria para a transmissão dos dados, armazenamento, processamento e disponibilização pela internet diretamente para ANEEL e ANA. As estações hidrométricas podem ser acopladas à estações climatológicas.

O sistema de coleta de dados hidrométricos básico contém os seguintes equipamentos:

  • Molinete para medição de vazão;
  • Linígrafo para medição de nível;
  • Data loggers para armazenamento de dados;
  • Sistema de telemetria para transmissão de dados;
  • Bateria com painel solar.

Também oferecemos medições de vazão líquida e sólida com ADCP (Acoustic Doppler Current Profile), um correntômetro acústico utilizado para medir campos de velocidades tridimensionalmente e estimar as vazões nas diferentes camadas da coluna da água (i.e perfil vertical).

O ADCP também pode ser ajustado/calibrado para estimar a carga de sedimentos em suspensão em rios, o que é interessante para complementar o monitoramento hidrossedimentológico de reservatórios.

MONITORAMENTO HIDROSSEDIMENTOLÓGICO 

Realizamos monitoramentos hidrossedimentológicos para a determinação da descarga sólida total e avaliação do tempo de vida útil de reservatórios. Este monitoramento é realizado por meio de campanhas de campo para coleta de água e avaliação de cargas de sedimentos em suspensão na massa na água e análise de material sedimentado no fundo.

 LEVANTAMENTOS TOPOBATIMÉTRICOS

Realizamos levantamentos topobatimétricos em rios, lagos, reservatórios e ambientes marinhos. Com base na batimetria caracteriza-se fundo dos sistemas aquáticos possibilitando definir as relações entre cota, volume e área. A batimetria também é necessária para a discretização espacial em estudos de modelagem hidrodinâmica e de qualidade da água.

MONITORAMENTO DE DINÂMICA COSTEIRA E PRAIAL

Realizamos levantamentos de Perfis Praiais (altimétrico e batimétrico) em praias arenosas oceânicas ou lacustres contemplando variáveis como distância do campo de dunas, bancos de areia subaquosos da zona de arrebentação, etc. Com base nestas informações quantificamos variações como: altura, volume e largura das feições praiais possibilitando detectar variações sazonais cíclicas ou de caráter definitivo. Também complementamos o monitoramento da dinâmica costeira com o levantamento dos padrões de correntes de deriva, através da técnica de monitoramento de “corpos de deriva”, permitindo assim identificar e estabelecer um padrão de correntes atuantes na área em questão.

MONITORAMENTO DE ATIVIDADES DE DERROCAGEM

Tendo em vista a necessidade de acompanhar possíveis alterações físico, químicas e biológicas que tendem a ocorrer em processos de dragagem, derrocagem e disposição de resíduos em ecossistemas continentais ou oceânicos, realizamos monitoramentos especializados para atender estas atividades.

PLANOS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

As informações sobre Estudos de Planos de bacia estão disponíveis na página Hidrologia e Obras Hidráulicas.