O município de Niterói está localizado na porção oriental da Baía de Guanabara e tem como limites ao norte o município de São Gonçalo, a leste o município de Maricá, ao sul o oceano Atlântico e a oeste a baía de Guanabara. De acordo com o último censo realizado pelo IBGE (IBGE, 2010), Niterói apresentava uma densidade demográfica de 3.640,8 hab/km², com um total de 487.562 habitantes e uma área territorial de 134.074 km² (IBGE, 2017).
A região oceânica de Niterói vem sofrendo um intenso processo de urbanização desde a década de 1940, quando foi determinada pelo poder público e pelo setor privado como área de expansão urbana de Niterói.
Este intenso processo de urbanização ao longo dos anos promoveu incremento das densidades populacionais na região e maior demanda para construção de residências, o qual ocasionou mudanças negativas para conservação do patrimônio paisagístico da região, pondo em risco a manutenção e conservação da biodiversidade local.
Essa região apresenta uma paisagem fortemente marcada pela presença das lagoas de Piratininga e Itaipu, constituindo o sistema Lagunar de Piratininga-Itaipu, as quais vêm sofrendo crescente processo de alteração de suas características morfométricas e biológicas em função das atividades antrópicas executadas na região de entorno.
A ocupação desordenada no entorno do sistema perilagunar ocasionou o lançamento de esgotos sanitários in natura, carreamento de lixo e sedimentos para o corpo hídrico, causando perdas totais de 879.000 m no espelho d’água de ambas as lagoas e, consequentemente, mudanças na qualidade hídrica.
Diante desse contexto, este projeto tem como principal objetivo executar estudos para análise da condição ambiental do sistema Lagunar Piratininga-Itaipu no intuito de propor ações necessárias à melhoria da sua condição ambiental e melhor aproveitamento dos usos múltiplos desses recursos hídricos, considerando o cenário atual de aporte de cargas na bacia e cenário futuro de redução desses impactos esperado em função das ações de caça esgoto que vem sendo conduzidas e melhoramentos da rede de coleta sanitária.