O Reservatório Joanes I, principal manancial da cidade de Salvador, está em processo de tratamento com Phoslock desde novembro de 2015. Em função dos problemas recorrentes de florações, a Empresa de Saneamento da Bahia (EMBASA) contratou os serviços de Hydroscience para reduzir a eutrofização do manancial, em conjunto com serviços de monitoramento e modelagem matemática para melhor entendimento da dinâmica do ecossistema.
A execução dos serviços ocorreu por meio da aplicação do remediador trófico Phoslock®, objetivando reduzir influxos de fósforo do sedimento e redução das densidades de cianobactérias. Para caracterização das condições pristinas do sistema, antes da aplicação do remediador trófico, foram realizadas análises de sedimento, objetivando quantificar a carga interna de fósforo total, análise de variáveis físico-químicas da água e levantamento de cargas dos principais contribuintes de sistema Joanes. Ao longo de todo período, foram avaliadas nos diferentes extratos da coluna da água, as concentrações de fósforo total (mg/L), ortofosfato (mg/L), clorofila-a (µg/L) e densidades de cianobactérias (cél/mL).
A primeira aplicação foi realizada em janeiro de 2016, com a aplicação de 45 toneladas do produto sobre toda a área do manancial.
Os resultados da primeira aplicação, de um total de três previstas para o ano de 2016, superaram as expectativas, alcançando uma redução superior a 75% nas concentrações de fósforo total (PT) em todo o reservatório, com valores condizentes a Classe 2 (CONAMA 357/2005) ao longo do perfil vertical (superfície, meio e fundo) na área de captação.
As concentrações de ortofosfato foram reduzidas a valores abaixo do limite de detecção e com efeito as florações já apresentaram quedas, expressas pelas concentrações de clorofila-a e densidade cianobactérias observadas em todos os quatro pontos de monitoramento.