A PCH Jesuíta está localizada no rio Juruena a montante da PCH Segredo, a uma distância aproximada de 110 km de sua confluência com o rio Juína, entre os municípios de Sapezal na margem direita e Campos de Júlio na margem esquerda, ambos situados na região noroeste do Estado do Mato Grosso. O Rio Juruena pertence à bacia do Rio Amazona, na sub-bacia do Rio Tapajós.
O futuro reservatório possuirá uma área total de 834,43 hectares, incluindo a calha do rio. A usina deve operar em nível d’água normal na cota 405,00m, sem grandes variações de nível ao longo do ano.
O estudo consistiu no prognóstico de diferentes cenários envolvendo os efeitos da decomposição da vegetação na área do reservatório da PCH Jesuíta (MT) sobre a qualidade da água do futuro reservatório, tendo como foco a manutenção dos aspectos qualitativos do corpo hídrico após seu processo de enchimento.
A metodologia utilizada no estudo consistiu em uma abordagem integrada baseada em dados limnológicos, batimetria, análises hidrológicas e modelagem matemática para simulação hidrodinâmica e de qualidade da água do sistema. Esta integração de aproximações possibilitou realizar uma análise detalhada e conservadora dos possíveis impactos do decaimento da vegetação ainda existente na área de inundação sobre qualidade da água do futuro reservatório. Com base nessas aproximações, objetivou-se avaliar o cenário mínimo de supressão da vegetação existente na área de inundação da PCH Jesuíta para evitar impactos significativos sobre a qualidade da água a e fauna aquática durante e após o enchimento.