Esse estudo teve como objetivo avaliar a drenagem urbana para a instalação do traçado do VLT no município de Niterói. A área de estudo compreende aos 12 km de traçado original da linha VLT, desde a porção Norte do município de Niterói, no bairro Barretos, até a parte Sul no bairro Charitas, incluindo o centro da cidade.
A hidrografia do estudo compreende os rios que drenam da Serra da Tiririca e morros do entorno diretamente para a Baía, com destaque para os rios Bomba, Rio das Pedras, Rio Dona Valência, Canal de Taubaté, entre outros. Os rios que drenam para a baía estão canalizados em sua porção inferior, esta canalização pode ser externa e visível ou subterrânea.
Realizaram-se visitas a campo para cadastramento e diagnóstico das estruturas de drenagem ao longo da linha do VLT no mês de fevereiro de 2021, na totalidade do traçado foram identificadas as estruturas de: i) boca-de-lobo, ii) meio-fio, e iii) poços de visita. Levantaram-se as dimensões principais para cada uma das estruturas, com a finalidade de dar suporte aos cálculos de adequação e diagnósticos do sistema de drenagem para instalação do Traçado do VLT.