O serviço prestado para a empresa Tubarão Saneamento teve a finalidade de levantar informações batimétricas e hidrológicas a fim de se gerar subsídios para entendimento e resolução de uma problemática que atingiu a cidade de Tubarão: o avanço da cunha salina através do Rio Tubarão. Com os resultados gerados foi possível desenvolver estudos hidrológicos e hidráulicos a partir da modelagem hidrodinâmica, com capacidade preditiva para ocorrência de eventos similares. Esses estudos complementares com modelagem são essenciais para subsidiar a seleção das melhores práticas e ações a serem realizadas para resolução da questão.
As medições de vazão foram realizadas em julho de 2020 no Rio Tubarão ao longo de um trecho de cerca de 9 km no município de Tubarão, SC.
Além dos serviços prestados no Rio Tubarão, realizou-se também a medição de vazão em dois pontos do Rio Morto, antigo meandro do Rio Tubarão. As localizações dos pontos amostrais estão apresentadas na Figura.
A campanha de medição de vazão nos dois pontos ocorreu no dia 01/08/2020. A condição climática no momento da medição estava boa, sem cobertura de nuvens, com chuva branda ocorrendo no dia 29 de julho. A precipitação acumulada da semana anterior à medição foi de 17,4 mm, conforme a estação meteorológica A814 localizada em Urussanga com dados disponibilizados pelo INMET.